Quais normas devem ser seguidas em obras em altura?

normas seguidas em obras em altura

Quem trabalha com manutenção predial, reformas e construções em lugares altos, já está cansado de ouvir as normas seguidas em obras em altura.

Conhecimento e segurança, no entanto, nunca são demais. Além disso, pode haver algumas pessoas que estão iniciando com algum trabalho em altura e precisam saber mais sobre este assunto.

Por isso, hoje você vai ficar sabendo aqui algumas precauções que você deve ter, e quais normas seguir para trabalhar com obras em altura.

Acidentes em obras e alturas

 normas seguidas em obras em altura

Toda profissão oferece riscos ao trabalhador, porém, as profissões que trabalham com altura estão no topo dessa lista de perigos.

Portanto, é muito importante se prevenir e tomar todos os cuidados necessários para executar o trabalho com segurança.

Sendo assim, você deve conhecer algumas causas e os principais motivos que causam acidentes em profissões que exigem que o profissional trabalhe em altitudes.

Cerca de 40% dos acidentes em obras são devido a quedas. O Ministério do Trabalho relata que esse tipo de acidente acontece frequentemente no país, e é uma das causas de afastamento dos trabalhadores pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Devido à alta periculosidade, é importante os trabalhadores dessa área tomarem conhecimento dos perigos pois muitas vezes as quedas podem ser fatais.

Quais são os trabalhos mais comuns realizados nas alturas?

Guindaste ao lado de uma estátua de um homem

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Atualmente e com o avanço da tecnologia, da eletricidade, comunicação e a construção civil, as profissões ligadas a esses setores é onde mais ocorrem acidentes no Brasil.

Dessa forma, pode haver acidentes nas seguintes situações cotidianas dessas profissões:

  • Limpeza de fachadas de prédios;
  • Montagem de estruturas metálicas;
  • Trabalho em torres de transmissão e antenas;
  • Construção e reformas de telhados;
  • Trabalhos em andaimes;
  • Trabalhos em plataformas;
  • Manutenção de caldeiras;
  • Limpeza de forros e chaminés;
  • Entre outros.

Portanto, de acordo com NR 35, deve haver medidas para prevenir e garantir a segurança do trabalhador ao executar tais funções de risco em altura. Bem como usar cabo de aço, ganchos, e cintas bem fixados a uma base segura.

Além disso, inspecionar periodicamente os materiais de uso como escadas, andaimes e cabos, além dos e EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

Normas seguidas em obras para trabalhos em altura

Certamente você já passou por alguma obra, prédios e torres e viu algum trabalhador pendurado realizando alguma tarefa. Mas você já se perguntou se existe alguma norma que regulamenta esses tipos de serviços?

Sim, para trabalhar nas alturas os profissionais precisam ser regulamentados e estar aptos a realizar o trabalho com segurança, seja pela sua própria vida ou de demais pessoas.

Portanto, as NRs são as siglas regulamentadoras desse tipo de trabalho. Sendo assim, elas surgiram para regulamentar esse trabalho e criar regras com o intuito de evitar acidentes de natureza leve ou grave em construções ou empresas de manutenção.

 normas seguidas em obras em altura

Quais são as NRs que regulamentam os trabalhos nas alturas?

Existem duas principais normas que as empresas de trabalho nas alturas devem seguir, a NR 18 e a NR 35.

Estas duas se complementam, no entanto, a NR 18 está ligada à área da construção civil e a NR35 a demais serviços realizados em altura.

Conheça detalhadamente sobre essas normas a seguir.

Norma NR 18

Como dissemos anteriormente, essa norma é direcionada à construção civil. Ela regulamenta a execução de trabalhos em:

  • Escavação; 
  • Demolição;
  • Escadas;
  • Rampas;
  • Estruturas metálicas e muitas outras.

Além disso, a norma abrange o uso de plataformas elevatórias em construções, e dessa forma todos os equipamentos devem cumprir a regra rigorosamente.

Norma NR 35 e normas seguidas em obras em altura

Somente a norma NR 18 não basta para complementar a segurança dos trabalhadores, por isso, a NR 35 entra em conjunto.

Dessa forma ela é específica para trabalho em altura em qualquer setor, ou seja, vai desde a construção civil até limpeza e manutenção de prédios e comércio que utilizem plataformas elevatórias.

Nela contém regras a todos os trabalhadores, e envolve as seguintes requisitos:

  • Uso de EPIs;
  • Treinamento de equipes;
  • Isolamento adequado da área de trabalho;
  • Orientação de segurança;
  • Organização do ambiente de trabalho a fim de evitar acidentes e muito mais.
Uma imagem contendo ponte, barco, homem, em pé

Descrição gerada automaticamente

Levando em consideração as orientações das normas, você garante um ambiente de trabalho mais seguro.

Também fica livre de riscos e acidentes de trabalho com o uso adequado dos equipamentos.

Por fim, qualquer empresa séria que trabalhe com altura deve levar a sério as normas de segurança e seguir as duas normas A também encontrar meios de prevenir acidentes em trabalhos de altura.

Então, se você deseja contratar uma empresa especialista em pinturas e manutenção de fachadas em alturas, pode contar com a nossa equipe. 

São anos de experiência no mercado, e contamos com profissionais bem instruídos. Trabalhamos com segurança para executar serviços de qualidade em lugares altos.

Fale conosco

Compartilhar:

Artigos relacionados