Você sabe do que a NR 35 trata? Para quem mora ou já andou por algum centro com prédios comerciais já deve ter visto pessoas que trabalham em grandes alturas e deve pensar quais os tipos de cuidados devem ser tomados para que sua segurança seja garantida.
A NR 35 trabalho em altura é a norma regulamentadora que identifica quais são os serviços que precisam de medidas de segurança específicas para garantir a eficácia e segurança do trabalhador ao realizar essas tarefas. Segundo ela, toda atividade com risco de queda superior a 2 metros do nível inferior se enquadra como trabalho em altura.
Aqui o Grupo Latitud falará um pouco mais sobre tudo o que envolve a NR 35.
Quais serviços se enquadram na NR 35
As quedas por falta de equipamento de segurança de trabalho em altura é uma das principais causas de mortes de trabalhadores e a NR35 existe para que esse número seja controlado e esses acidentes sejam evitados.
Dentre esses serviços, se enquadra a manutenção de telhados, a instalação e manutenção de torres de distribuição de energia, a pintura externa de edifícios superelevados. Da mesma forma, contempla a limpeza de janelas de edifícios de vários andares, a manutenção de silo, caminhões de carga e descarga, entre outros.
Além disso, existe a indústria da celulose e papel, manutenção de grandes máquinas e equipamentos, trabalhos em portos e aeroportos e plataformas de petróleos, serviços essenciais que colocam o colaborador em situação de risco, em que a NR 35 a controla.
Principais EPIs para serviços em NR 35
Para evitar acidentes dos mais leves aos mais graves, alguns equipamentos de proteção individual são os mais indicados para a realização do trabalho, por exemplo:
-
- Trava-quedas
-
- Cinto de Segurança tipo Paraquedista ou cinto de segurança tipo Alpinista
-
- Capacete com jugular
-
- Talabartes ajustáveis
-
- Talabartes simples
-
- Talabarte Y
-
- Botinas de segurança
-
- Óculos de segurança
-
- Luvas de segurança
No Grupo Latitud, todos os serviços que se enquadram no NR 35 trabalho em altura possuem todos os protocolos, equipamentos e medidas de segurança. Afinal, auxilia a preservar a vida dos trabalhadores e,a eficiência da tarefa contratada.
É preciso um estudo profundo para realizar o serviço em alturas
A empresa que realiza serviços NR 35 trabalho em alturas precisa ter um estudo prévio para determinar quais são as medidas de segurança necessárias para enviar o seu colaborador para o trabalho contratado.
A Norma Regulamentadora precisa manter documentos em arquivo que provam que o serviço realizado é feito com toda a segurança recomendada como análise de risco. Do mesmo modo, engloba os procedimentos operacionais, registros de inspeção de equipamentos de segurança e permissão de trabalho. Para finalizar, ainda aglutina o certificado de treinamento, plano de emergência e certificado de saúde ocupacional do trabalhador.
Todos esses documentos corroboram a importância desse tipo de serviço, já que pequenas necessidades básicas e manutenções simples são essenciais para o bom funcionamento de diversos estabelecimentos. Desse modo, transcende a questão estética quando falamos da limpeza de vidros e manutenção diversas, quando falamos de grandes máquinas e equipamentos.
Atenção! Todo trabalhador que realiza o trabalho em altura precisa ter um treinamento específico para poder fazer o serviço com a maior competência, segurança e eficácia possível neste segmento.
A necessidade do NR 35 é evidente tanto na designação da norma regulamentadora para garantir a segurança dos trabalhadores. Ao mesmo tempo, possui a função dentro da sociedade com serviços de manutenção e limpeza em locais de difícil acesso com um alto risco de queda.
Por fim, o Grupo Latitud oferece esse tipo de serviço seguindo tudo o que a norma regulamentadora pede, com a excelência que seus colaboradores podem oferecer, aliados a toda a segurança que a empresa garante. Assim, garante que os seus trabalhadores realizem trabalhos de excelência sem colocar sua integridade física em risco.