Conheça as 7 principais linhas de vida para executar trabalhos em altura

Principais linhas de vida

Neste artigo você vai aprender as 7 principais linhas de vida para que possa executar os trabalhos com mais segurança, sem correr o risco de queda.

Além disso, você vai entender qual equipamento confere para realizar o trabalho em altura com total segurança, sempre dentro da norma NR 35 estabelecida com a NBR 16.325:2014 junto com a NBR 16.486:2017. 

Antes é necessário você entender que o sistema é indispensável dentro da linha de vida, pois ele protege o trabalhador em altura que está exposta ao risco de queda. Veja abaixo as 7 principais.

Principais linhas de vida para realizar o trabalho

Conheça agora as principais linhas de vida para que você possa executar o trabalho sempre com o máximo de segurança. 

1- Linhas de vida com corda sintéticas ou fitas

As linhas de vida com corda sintética ou fita tem o seu uso para a ancoragem provisória, pois permite a segurança de todos os usuários que fazem o trabalho nas alturas de modo temporário. 

Além disso, a instalação é muito rápida e o seu valor é baixo. Elas também são leves e flexíveis e garantem a proteção do trabalhador de modo garantido e certificado. 

2- Cabo de aço para linhas de vida

O cabo de aço normalmente conta com uma estrutura metálica, o cabo precisa ter diâmetros de 12 milímetros. Ele é bastante durável e consegue resistir a cargas grandes que podem ser geradas por diversas quedas simultaneamente. 

Sendo assim, é necessário utilizar de modo certo para que ele possa funcionar corretamente e prender o operador. 

 

 

EPI de segurança

De modo geral, esse tipo de linha apresenta clipes de aço bastante pesados, para que possa prender o operador e não deixar escorregar. Um outro fator de extrema importância é que é necessário ter um cabo de raio para a curvatura, além de usar uma sapatilha adequada para garantir a conformidade geométrica sobre a alta tensão da linha quando ela for tensionada. 

3- Linha de vida móvel

Esse tipo de equipamento pode ser na vertical ou horizontal, desmontado ou montado conforme as necessidades dos operadores que estiverem em trabalhos em altura. Sem contar que ele permite a movimentação para os pontos, além de ser realocado e também apresentando todas as ancoragens que estão seguras nas linhas fixas. 

4- Linha de vida fixa

Trata-se de um tipo de linha de vida que pode estar na vertical ou horizontal, possuindo ancoragem tanto no meio, quanto nas extremidades. A instalação desse tipo de estrutura deve acontecer no começo de uma obra e a sua remoção apenas no final. Assim, os trabalhadores conseguem desempenhar um bom trabalho com segurança.

5- Linha de vida vertical 

Usa-se no plano horizontal ou vertical, principalmente nas atividades que são em locais que não necessitam que se altere a posição. Para que você possa entender melhor a linha de vida fixa basta prestar atenção nos equipamentos necessários para mexer nos telhados, como ventilador eólico, por exemplo.

Uma das principais linhas de vida é a vertical, que é muito comum nas escadas metálicas fixas ou marinheiros. Portanto, ela possui um sistema por trilho ou cabo metálico, nele possui alguns pontos de ancoragem que se encontram em alguns degraus da escada. 

 

6- Linha de vida horizontal 

Muito frequente nas tarefas que não exige que exista uma modificação na sua posição, principalmente na dispensação da desmontagem e montagem constante. Então, elas são compostas por trilho ou aço metálico, além de conter pontos de ancoragem. 

De modo geral, ela suporta diversos trabalhadores que trabalham em conjunto, além de ser perfeita para as indústrias que possuem tanques de armazenagem, silos ou telhado muito grande. 

7- Linha de vida horizontal

Outra linha de vida muito usada é a horizontal, que serve para as atividades como carga/descarga e manutenção dos maquinários. Sendo assim, existem vários modelos de altura e largura para disponíveis. Sem contar que dá para fazer um rodízio com diversos componentes de parafusos de aço e tubulares nas bases. 

Quando aplicar?

Aplica-se a linha de vida em todos os empreendimentos industriais, na construção de navios, edificações de prédios e em outros inúmeros elaboradores que se encontram na sociedade. 

Veja a onde deve-se aplicar as 7 principais linhas de vida:

  • Manutenção e limpeza de vários modelos de telhados;
  • Na manutenção e na limpeza de tanques e silos;
  • Manutenção e limpeza de equipamentos industriais e máquinas;
  • Instalações de andaimes e montagens de estruturas metálicas;
  • Descargas e cargas de caminhões; 
  • Todas as atividades de altura em geral que trabalhem mais de dois colaboradores. 

De modo geral, os equipamentos de proteção coletiva são um sistema que promove a segurança do trabalho em diversas alturas e em várias atividades que apresentem risco. 

Por isso, é muito importante que uma empresa consiga elaborar um projeto que considere o número de trabalhadores e também do uso e das análises de toda a condição do ambiente para o trabalho. 

 

Se você busca por soluções de qualidade no trabalho em altura fale conosco e tenha o melhor para o seu empreendimento com o Grupo Latitud.

Compartilhar:

Artigos relacionados