O alpinismo surgiu ainda no século XVIII, quando o professor de filosofia Horace Saussure subiu o Monte Branco, parte dos Alpes Suíços. Hoje, é popularmente conhecido como uma prática esportiva de escalar montanhas.
Já a variação profissional e industrial dessa prática nasceu em 1931, nos Estados Unidos, durante a construção da barragem Hoover. Nessa ocasião, a integridade das paredes era uma prioridade, o que levou os profissionais a realizarem os procedimentos utilizando cordas. Desde então, essa técnica tem sido utilizada para realizar serviços nas estruturas de grande porte, como prédios e edifícios.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue por aqui e conheça mais sobre o alpinismo industrial e as suas especificidades.
O que é o alpinismo industrial?
É um nicho de trabalho em altura que usa um sistema de cordas e folia para escalar estruturas. O alpinismo industrial pode ser aplicado na manutenção, reabilitação e construção de:
- Edifícios;
- Pontes;
- Viadutos;
- Barragens;
- Turbinas eólicas;
- Portos marítimos;
- Estádios;
- Guindastes;
- Silos;
- Entre outros.
Em que tipos de serviço o alpinismo industrial pode ser usado?
O alpinismo industrial é uma prática muito versátil, que pode ser usada em uma variedade de serviços. Conheça as principais usabilidades dele no trabalho em altura:
- Manutenção de edifícios;
- Limpeza da fachada de prédios;
- Instalação das plataformas de petróleo;
- Construção de barragens;
- Montagem de tubulações;
- Mapeamento de atividades e riscos em estruturas;
- Pintura e tratamento de superfícies.
Medidas de segurança do alpinismo industrial
Durante o início do alpinismo industrial, haviam poucos cuidados relacionados à segurança, deixando os profissionais expostos a muitos riscos de acidente.
Conforme os avanços foram ocorrendo na área, adotaram-se medidas de segurança essenciais para a execução desse tipo de trabalho em altura, sendo as principais:
- Sistema de prevenção de quedas, alta velocidade e balanços repentinos;
- Uso de EPIs, como capacete, cordas salva-vidas e mosquetões;
- Análise do perímetro para identificar riscos.
Além disso, os profissionais devem ser capacitados e obrigatoriamente ter a certificação de NR-35, a norma regulamentadora dos trabalhos em altura.
Conte com os serviços de alpinismo industrial da Latitud
Como visto durante o artigo, a realização dessa prática não é permitida para pessoas que não possuem certificação oficial para atuar na profissão, aptidão médica e conhecimento dos processos de segurança.
Em razão disso, temos alpinistas industriais especializados e que contam com a noção completa do ramo de trabalho em altura para ajudá-lo na manutenção das suas estruturas.
Acesse o site e descubra como os nossos serviços podem solucionar os seus problemas.