A manutenção em prédios envolve vários aspectos que devem ser olhados com atenção. Conheça alguns dos principais problemas nesse sentido e como preveni-los.
Em qualquer tipo de construção, seja ela residencial ou comercial, deixar tudo bem arrumado e funcionando corretamente pode ser uma tarefa um pouco complexa. Aqui, entra em cena a manutenção em prédios, fundamental para garantir a segurança dos moradores ou trabalhadores.
A seguir, conheça alguns dos principais desafios da manutenção predial, os impactos que eles podem causar e como evitá-los. Boa leitura!
Principais desafios da manutenção de prédios
Conheça alguns dos problemas mais comuns relacionados à conservação predial:
- Desgastes estruturais
A ação do tempo e do clima, além da falta de cuidados, afeta a integridade do prédio, acarretando em corrosão no concreto e no aço e fissuras e rachaduras nos tetos, pisos e paredes, reduzindo a resistência da construção e oferecendo o risco de desabamento.
- Vazamentos
Defeitos nas tubulações de água, esgoto ou gás criam essa situação, que também pode prejudicar a estrutura, o aspecto estético e a saúde dos habitantes ou trabalhadores do espaço.
Em alguns contextos, eles são os culpados pelas corrosões que citamos anteriormente. Vazamentos de água geram proliferação de fungos e bactérias, e, se o problema é nas tubulações de gás, há risco de incêndio e asfixia.
- Infiltrações
O mal acabamento nas paredes e tetos, a falta de manutenção na impermeabilização e as fissuras trazem infiltrações, ameaçando o próprio prédio e a saúde das pessoas. Em casos mais graves, a estrutura tem possibilidade de colapsar.
- Problemas nas instalações
Quando não estão adequadas, as partes elétricas, hidráulicas, de combate a incêndio e de fornecimento de gás oferecem vários riscos, como incêndio, explosões e choques. Elas se deterioram com o tempo, por isso, precisam de reparos constantes.
- Máquinas e equipamentos
Elevadores e escadas rolantes sem manutenção correta geram situações complicadas, impactando na rotina de quem transita pelo espaço, mas também estragando os equipamentos e até mesmo causando acidentes.
Todos esses problemas afetam a estrutura das construções, especialmente se não forem identificados e corrigidos a tempo. Os danos podem ser estéticos ou mais profundos, afetando a integridade dos prédios e arriscando todos que os utilizam.
Qual é a importância e as vantagens da manutenção preventiva?
A manutenção em prédios é o caminho! Através dela, é possível verificar todos os perigos antes que se tornem graves, resolvendo os problemas com tranquilidade.
Confira alguns benefícios dessa prática:
- Redução de gastos
Solucionar falhas logo no início é muito mais simples e econômico do que remediar emergências. Com isso, é possível planejar o orçamento e prever as despesas com manutenções preventivas sem altos custos.
- Prédio mais seguro
Assim como explicamos anteriormente, problemas na estrutura oferecem danos para a resistência do local e, consequentemente, a quem o utiliza. Cuidar do seu prédio também é cuidar de vidas!
- Valorização do imóvel
Ter um patrimônio valorizado é sempre interessante, afinal, se precisar vendê-lo, é bom que ele garanta um rendimento satisfatório. E mantê-lo bem cuidado é um ponto fundamental para isso.
Conte conosco para uma manutenção predial qualificada
Aqui, na Latitud, somos especialistas em manutenção para qualquer tipo de prédio, garantindo eficiência e excelência em nossos serviços. Saiba mais no site!